Esse é o primeiro Empório de Regras de Todas as Coisas! Ele é um novo conteúdo aqui do blog onde irei desenvolver regras homebrew para mestres e jogadores utilizarem em suas mesas de RPG. A regra de hoje é “Estresse e Traumas” para Dungeons and Dragon 5E. Ela tem o propósito de criar nos personagens cicatrizes criadas por perigos cruéis de um mundo quebrado, através da pressão do estresse que eles causam e dos traumas marcados em suas memórias e carne. Ela se encaixa principalmente para cenários com foco em fantasia sombria.
Eu fiz essa regra inspirado em diversos conceitos, como a mecânica de aflição do jogo Darkest Dungeon (que me foi apresentado pelo meu amigo Bernardo Rodrigues) e também na matéria da Dragão Brasil 168 do Felipe Della Corte e do Thiago Rosa, com regras para campanhas de fantasia sombria para o T20, baseado no mangá Berserk, que é uma grande inspiração minha em como contar histórias dentro desses cenários. Eu busquei pegar elementos de todas essas coisas e criar minhas próprias regras para utilizar na minha campanha de RPG que mestro para meus amigos, e decidi trazer ela para vocês poderem utilizar também.
Conteúdo disponível
Mundos de fantasia sombria, são conhecidos por seus perigos sobrenaturais e cruéis, sendo praticamente impossível alguma pessoa sair intocada de suas mazelas. As regras de Estresse e Traumas são uma forma de facilitar o entendimento das cicatrizes que mundos desse tipo podem causar em seus habitantes.
Sistema que deve ser utilizada a regra: Dungeons and Dragons 5e
A regra do empório desse mês inclui:
- Regras para Estresse, um novo parâmetro que indica a pressão do mundo sob o seu personagem, e quais as consequências que ele causa.
- Regras para Traumas, uma condição fixa que demonstra as cicatrizes causadas pelos perigos do mundo.
- Uma seção explicando como interpretar personagens sob estresse e com traumas.
- 3 exemplos de Traumas que você pode usar na sua mesa e construir novos a partir deles.
Abaixo você pode acessar o documento que apresenta todos os conteúdos da regra de Estresse e Traumas.



Deixe um comentário