Bestiário do Ceifador #7 – Skarak

Bestiário do Ceifador #7 – Skarak

O monstro do bestiário deste mês é o Skarak, uma ameaça que criei para o sistema Tormenta 20 para minha aventura Carnaval Carmesim (que você pode acessar através deste link “Aventura para Tormenta 20: O Carnaval Carmesim”). Eu mestrei essa aventura no Carnaval de 2023 no evento do Ludo Serra Rio, e no final do mesmo ano eu liberei ela para o público, diagramada e revisada. Caso você mestre ou jogue minha aventura, não esqueça de compartilhar o feedback no meu direct.

Decidi trazer ele para o bestiário de fevereiro como forma de divulgação da aventura e também para falar mais sobre o que me inspirou em sua criação. Sem mais delongas, vamos a ameaça deste mês!

Como disse anteriormente, o Skarak faz parte de uma aventura que desenvolvi para o Carnaval de 2023, e que publiquei no final do ano passado. O propósito da aventura era que os aventureiros escapassem de uma área de Tormenta que estava surgindo, e eu precisava de uma ameaça que fosse impactante em tamanho e que tivesse o propósito de impedir que eles pudessem sair livres. Eu imaginava algo como uma formiga robusta e ameaçadora, com uma grande pinça de caranguejo. Foi ai que eu e o Jaime da Impgeek chegamos na ideia de modificarmos a miniatura de um Umber Hulk, assim como usar ele de inspiração, como uma versão da Tormenta desse monstro.

A partir dai, eu entrei no desenvolvimento pesado da criatura. Juntei as ideias que tinha e comecei a olhar as ameças da Tormenta no T20 para seguir o mesmo padrão de comportamento, também vendo que habilidades eu poderia pegar do Umber Hulk e buscar sua equivalência dentro do sistema. Como a miniatura agora tinha uma grande pinça, eu não poderia deixar de ter algum golpe de agarrão, assim como uma forma dele causar mais danos a uma criatura agarrada.

Uma característica que me chamou muita atenção na ficha do monstro de D&D foi o seu olhar que causa confusão nas criaturas inimigas, porém, eu não gostava de como era tratado na ficha original. Com isso eu tive a ideia de ser um efeito de proximidade, onde se uma criatura estivesse dentro de um raio de tantos metros, ela ficaria sob a visão do Skarak, precisando passar por um teste para não ser afetado. Também usei o clássico “Caso o efeito termine, a criatura fica imune a essa habilidade por um dia”, para demonstrar que o personagem se tornou mais cauteloso após cair em seu olhar.

Outra característica que eu trouxe do monstro original foi a capacidade de se mover escavando, assim ele poderia pegar suas vítimas e se enterrar para distanciar de potenciais ameaças. Por fim, o resto veio de forma automática. As habilidades que pensei já estavam adaptadas para o sistema conforme fui vendo fichas de outras ameaças, adicionei as características de monstros da Tormenta e revisei tudo que tinha feito.

O Skarak é uma monstruosidade que habita as partes mais externas de uma área de Tormenta. Ele possui a função de procurar por intrusos ou qualquer outra criatura que esteja nessas regiões, viajando por baixo da terra e emergindo quando algo o chama a atenção. Existem alguns registros de avistamento dessas criaturas em áreas externas a de uma Tormenta.

Além de um corpo robusto e exoesqueleto bastante resistente, ele possui duas características que chamam muito a atenção: uma pinça enorme de caranguejo no lugar de uma das garras e um olhar perturbador que leva qualquer ser a um estado de confusão profunda. Ele já foi a perdição para muitos grupos de aventureiros que arriscaram entrar ou tentaram escapar de uma área de Tormenta.

Ele é para funcionar como uma “porta de entrada” para uma área de Tormenta, escoltando as regiões mais externas. Assim, você pode utilizá-lo como uma barreira entre os aventureiros e um objetivo que eles desejam alcançar. Aproveite sua habilidade de agarrar para imobilizar e trazer para perto os personagens que ficam mais distantes, ou incapacitar aqueles que representam uma maior ameaça para a vida do monstro.

A capacidade dele de movimento de escavada pode ser interessante para evitar que ele fique exposto a golpes a distância e magias ao fim de seu turno. Além disso, ele ganha +9 em testes de furtividade quando se encontra enterrado, então a emboscada ideal desse monstro é detectar seus inimigos e ir por baixo da terra os surpreender. A habilidade Olhar Escarlate concede a ele uma grande vantagem para esse tipo de estratégia, já que assim é muito mais provável ele deixar diversos personagens dentro de seu alcance, distribuir o dano entre eles, agarrar quem precisa agarrar e finalizar seu turno de forma que todos possam o ver.

Ao chegar em 80 pontos de vida, ele vai adotar uma estratégia mais reservada e cautelosa, evitando encarar aqueles que o causaram mais dano e usando mais ainda sua capacidade de ficar embaixo da terra. Se ir a 40 pontos de vida, ele vai fazer de tudo para recuar o máximo possível e alertar outras criaturas da Tormenta. Apesar de ele possuir esse nível de consciência, é mais como forma de neutralizar o grupo de aventureiros do que um recuo covarde ou desesperado.

Sistema: Tormenta 20
Tipo: Monstro (Lefeu)
Ambiente: Áreas de Tormenta

Um grupo de aventureiros se prepara para enfrentar o Skarak, pois ele é o que está entre permanecer no caos tortuoso da Tormenta e a liberdade

Abaixo você vai encontrar a ficha do Skarak. Nela estão todos os detalhes sobre suas habilidades e poderes. Caso encontre algum erro, você pode relatar para mim através dos comentários ou ná página de contato.

Mural de destaques