Hoje é Halloween! Talvez essa seja uma das minhas datas comemorativas favoritas no ano — apesar de fazer um tempo que não comemoro apropriadamente e a caráter — e por coincidência do destino a data de publicação do Bestiário do Ceifador do mês de Outubro caiu justamente hoje para minha felicidade. Mas para ser sincero, mesmo que não caísse, esse ainda seria um Bestiário do Ceifador especial de Halloween.
No começo do mês eu fiz uma votação nos stories do Instagram do FlameReaper para que o meu público decidisse qual seria a ficha desse mês baseado nas miniaturas da Loot Studios — quem sabe isso se torne um padrão para os próximos meses. E o escolhido da vez foi o Coletor de Túmulos.
Além da ficha que sai hoje, semana que vem irei publicar no Instagram e no TikTok do FlameReaper um vídeo em parceria com a ImpGeek, responsáveis pela impressão e pintura da miniatura desse mês. No vídeo irei mostrar os bastidores de como foi feita a miniatura e também como criei a ficha desse mês.
Processo de criação
Como disse na introdução, a escolha do bestiário desse mês foi diferente, deixando com que o público do Instagram escolhesse qual seria a ficha dentre algumas opções de miniaturas da Loot Studios, que estavam de acordo com a temática de Halloween. Depois de uma disputa fervorosa que envolveu até os jogadores da mesa do Mundo de Vordel, onde um deles estava extremamente curioso com a possível lore de uma das fichas, a ficha ganhadora foi o coletor de túmulos.
Antes mesmo da votação eu já possuía ideias para a maioria das criaturas, estava apenas no aguardo de qual delas iria executar. O coletor de túmulos na minha cabeça tinha uma proposta simples, até mesmo por já possuir uma ficha para a quinta edição de D&D feita pela própria Loot Studios. Todo o conceito da criatura está exposta claramente na miniatura e em seu nome.
Então minha base de trabalho até que era bem simples. Eu estudei o visual da criatura e sua ficha original e criei minha interpretação. Durante seu desenvolvimento meu foco principal foi aproveitar sua estatura grandiosa e visual sinistro para criar uma ameaça assustadora e bruta. A todo momento imaginei ele se deslocando por um cemitério sinistro como se fosse seu protetor, caminhando devagar, coletando túmulos e a cada passo os sinos presos no seu corpo soando um som aterrorizante.
Essa foi a fonte de inspiração principal para suas principais habilidades, o resto veio conforme fui trabalhando e aperfeiçoando esses aspectos da sua ficha. Uma outra referência que veio durante seu desenvolvimento além das já citadas, foi o jogo Bloodborne, uma das minhas obras favoritas da From Software.
O coletor de túmulos encaixa perfeitamente nesse universo, conseguia enxergar ele andando por Yharnam ameaçando a vida do jogador. Dois inimigos do jogo que serviram como inspiração adicional foram o Executioner e o Chapel Giant, que para mim compartilhavam certas semelhanças com a ficha que estava montando.
O resultado final me deixou bastante satisfeito. Acho que capitei bem a essência dessa monstruosidade e consegui puxar minhas próprias inspirações.
Conhecendo a ameaça

O coletor de túmulos é um poderoso morto-vivo que assombra ruínas de grandes cemitérios de tempos passados, amaldiçoados por algum evento profano que afinou o limiar entre a vida e a morte. Ele caminha lentamente por seu território como se o protegesse cuidadosamente, coletando túmulos e anexando-os ao seu enorme corpo corcunda e decrépito.
Mesmo de longe é possível identificar sua presença pelo soar dos sinos macabros que carrega consigo, conforme se desloca pelo cemitério. Lendas antigas relatam que quanto mais túmulos ele coleta, violando o descanso eterno daqueles presentes, mais poderoso ele fica.
O coletor de túmulos caminha sem propósito dentro do cemitério que habita, coletando túmulos e anexando a sua coleção macabra, quase como uma criança inocente em um dia de feira. Ele se sente o dono e protetor do cemitério, como se tivesse o guardando em nome de algo maior, ameaçando todos aqueles que perturbarem o descanso dos mortos.
Ele avança contra seus inimigos sem se conter, utilizando-se de investidas para compensar sua falta de velocidade devido o seu tamanho. Quando luta contra um grupo numeroso, distribui seus golpes de pancada contra o maior número possível de inimigos, deixando claro sua ira contra aqueles que permanecem em seu território.
Ele utiliza sua habilidade Por Quem os Sinos Dobram sempre que possível, buscando manter seus inimigos em um estado de pavor constante enquanto os golpeia furiosamente. Contra inimigos mais resistentes ou que conseguem se afastar rapidamente dele, ele utiliza seu Golpe de Lápide, causando um dano grande contra um alvo e o atordoando.
Outra forma de compensar seu deslocamento lerdo e atingir inimigos fora de seu alcance é através de sua habilidade Lançar Destroços, que o permite arremessar destroços contra alvos em alcance médio. Por fim, mesmo que se sinta ameaçado ele fará de tudo para proteger seu cemitério, se tornando cada vez mais agressivo.
Sistema: Tormenta 20
Tipo: Morto-vivo
Ambiente: Ruínas de cemitérios

Abaixo você vai encontrar a ficha do Coletor de Túmulos. Nela estão todos os detalhes sobre suas habilidades e poderes. Caso encontre algum erro, você pode relatar para mim através dos comentários ou na página de contato.



Deixe um comentário