Esse mês eu venho até vocês com mais uma ficha de um monstro para a quinta edição de D&D. O Guardião das Cavernas é uma nova opção de lobo para você que, assim como eu, é um grande fã de lobos em tamanhos completamente desproporcionais. A miniatura da criatura desse mês foi impressa pela ImpGeek. Agradeço a eles pelo apoio de sempre e pelo trabalho impecável com a impressão e pintura do Guardião das Cavernas.
A ImpGeek é uma empresa especializada em impressão 3D e que desde sua origem está muito ligada ao público de RPG de Mesa. Se você quer imprimir uma miniatura para sua mesa ou criar uma personalizada baseada em algum personagem seu, basta entrar em contato com eles pelo instagram.
Vamos lá ver a ficha do monstro desse mês!
Processo de criação
Eu sempre gostei muito de lobos em qualquer RPG, livro ou jogo. São criaturas muito legais de serem exploradas dentro de cenários medievais, por serem companheiros fieis, exímios caçadores e etc. Um dia desses eu estava procurando por fichas dessas criaturas em livros da quinta edição, pois queria ver o que eu tinha disponível para utilizar em minha campanha com meus amigos. Para minha surpresa, tinha poucas opções, não ia muito além do lobo comum, do atroz e do inverno (que é o que chama mais atenção dentre as opções). Mas queria algo maior, um prepador imponente e estrategista enorme em tamanho.
Eu cheguei a encontrar a ficha do Guardian Wolf, que está presente no guia para o continente de Wildemount, do cenário da mesa de D&D do Critical Role, mas que ainda não atendia minhas expectativas e serviu apenas de inspiração para o nome do que eu viria a ser o Guardião das Cavernas. Foi ai que decidi que eu deveria criar minha própria ficha para um lobo gigante, focado e desenvolvido para o meu cenário de RPG.
Não poderia criar um lobo gigante sem voltar para aquele que cresceu meu imaginário para essas feras espetaculares. Desde que joguei Dark Souls pela primeira vez eu quis ter um lobo enorme para me acompanhar, mas infelizmente isso não é possível na vida real rs. Esse desejo foi despertado ao enfrentar “Sif, O Grande Lobo Cinzento”, um dos chefes mais memoráveis da franquia, por sua aparência, cenário, música, batalha e principalmente por sua história de tragédia, ao lado de seu companheiro Artorias.
Inspirado por ele, eu criei o Guardião das Cavernas. Pegando os aspectos principais de um lobo, eu mantive sua ficha simples e passando esse sentimento de proteção e ameaça, detalhes que podem ser identificados em suas habilidades, na sua descrição e, obviamente, no seu tamanho. Essa é sua principal característica, e como estamos falando de um monstro criado para um RPG de mesa, era meu dever conectar essa peculiaridade dele aos gigantes. Outra característica que quis colocar é uma forma de comunicação com o mesmo, e não vi outra maneira se não de forma telepática, que pode ser explicada por alguma magia antiga relacionada ao seu surgimento.
Conhecendo a ameaça

O guardião das cavernas é uma raça de lobos descendente de gigantes da montanha, que habitam cavernas. Eles costumam viver solitários grande parte de suas vidas, e quando chegam na vida adulta partem em uma jornada para organizar uma alcateia composta de lobos normais e atrozes, sendo visto por eles como um grande protetor. É extremamente difícil ver dois guardiões juntos em uma matilha, são raros os relatos desse tipo de acontecimento.
Eles costumam ter um porte sério e atento, não se amedrontando frente a aventureiros e caçadores. Muitos se assustam com a capacidade dessa criatura de falar telepaticamente e compreender algumas linguagens, algo consequente da magia antiga relacionada aos gigantes e o surgimento desse monstro.
O Guardião das Cavernas pode ser um ótimo encontro aleatório em um momento de exploração em regiões montanhosas ou cavernas. Por ser uma fera com sangue de gigante, é comum imaginar que ele possa aparecer junto aos mesmos, talvez como um companheiro de viagem de um gigante da montanha. É importante notar que ele é um protetor, fazendo parte de sua rotina rondar por seu território em busca de comida para sua matilha ou invasores. Você pode assustar seus jogadores introduzindo ele na cena conversando telepaticamente e surgindo em meio as rochas, questionando o que o grupo de aventureiros está fazendo ao entrar em seu lar.
Quanto a parte de combate, ele irá começar se posicionando entre aqueles que ameaçam sua matilha e utilizando seu Uivo Ensurdecedor, que concederá uma vantagem interessante para os outros lobos que o acompanham agirem. Essa habilidade pode ser utilizada novamente quando fizer sentido estratégicamente, senão compensa mais agir normalmente e atacar seus inimigos com seus golpes poderosos.
Acima de tudo, ele prioriza o bem-estar e segurança daqueles que o acompanham. Dito isso, no momento que sua matilha sofrer baixas significativas, ou ele cair para metade da vida, se torna mais uma questão de sobrevivência do que vencer. Ele então irá começar a recuar, fazendo com que seus aliados fujam primeiro e ele vá na sequência, protegendo os mais necessitados.
Sistema: Dungeons and Dragons 5e
Tipo: Gigante
Ambiente: Cavernas e montanhas

Abaixo você vai encontrar a ficha do Guardião das Cavernas. Nela estão todos os detalhes sobre suas habilidades e poderes. Caso encontre algum erro, você pode relatar para mim através dos comentários ou ná página de contato.



Deixe um comentário