As portas da cripta foram abertas!

As portas da cripta foram abertas!

Hoje começa oficialmente as atividades do meu blog, Cripta do Conhecimento. E na minha primeira publicação eu queria falar um pouco sobre o que é o blog, qual foi a ideia por trás dele e etc, e também quero explorar um pouco do que você irá encontrar aqui no futuro (Um pouco do que vou falar aqui hoje também pode ser encontrado na página Sobre o blog).

Sem mais enrolação, vamos começar!

A Cripta do Conhecimento é onde irei dispor todo meu conhecimento sobre mestrar RPG, com o propósito de ajudar outros como eu que adoram se aprofundar em técnicas, assuntos e conteúdos que melhoram todos os aspectos feitos por um mestre para uma campanha, aventura ou até uma simples cena. E quando digo se aprofundar eu estou falando sério, aqui vai ser possível escrever/falar muito mais sobre assuntos, dicas e outros tópicos interessantes.

Irei publicar no blog conteúdo homebrew para mestres e jogadores, dicas diversas, colunas falando de assuntos da comunidade, leitura de e-mails enviados por vocês e muito mais. Também poderei arriscar em publicações mais diferenciadas, como atualizações de leituras ou jogos que estou jogando, publicações falando em mais detalhes de aventuras que mestro. Agora, toda (ou quase toda rs) publicação do FlameReaper vai apontar aqui para a cripta, com o propósito de focar no que mais gosto de fazer quando o assunto é RPG, que é escrever.

A essa altura você já deve estar se perguntando “mas porquê um blog???”, e eu vou te explicar o motivo. Como disse anteriormente, aqui eu poderei falar com muita mais profundidade sobre assuntos que gosto e escrever o tanto que quero escrever. Um dos grandes problemas que eu tinha com o Instagram era a quantidade de texto que eu conseguia colocar em uma publicação. Eu perdia muito tempo criando posts visualmente elaborados e com conteúdo de boa qualidade, e mesmo assim não sentia um engajamento satisfatório em relação ao meu esforço.

Nas últimas semanas, eu tava um pouco sem ideia do que fazer para a página, e também com um pouco de preguiça, pois sentia que não valia a pena. Eu tava muito preocupado em o que fazer, como fazer e em qual tempo, com o objetivo de agradar o algoritmo da rede social. Mas chega! Eu criei o FlameReaper para falar sobre RPG, idependente de qualquer coisa. Acredito também que com o blog eu vou ter um engajamento com um tipo de público que eu me identifico mais e que eu quero junto a página, que são de mestres e jogadores que buscam mais conteúdos para aprimorar suas habilidades narrativas, interpretativas e mecânicas em relação ao RPG.

Eu sentia que meu conteúdo não estava afetando as pessoas, mudando o como elas jogavam ou inspirando elas. Um dos meus principais objetivos era esse tipo de fim, lançar um monstro, regra ou qualquer coisa e ver que alguém estava utilizando o que eu criei e sendo afetada por aquilo. Com o blog eu irei alcançar novas pessoas e espero criar uma comunidade engajada no meu conteúdo. Também vai ser mais fácil para mim criar as publicações, já que vou ter que me preocupar apenas quanto a escrita e imagens, e no Instagram irei postar através de um template que criei apenas para anunciar o que saiu aqui.

“Isso quer dizer o fim de conteúdos exclusivos para o Instagram?”, de jeito nenhum! Quero ainda postar reels elaborados, talvez algumas publicações exclusivas também ou que sejam elaboradas tanto no blog quanto lá. Além disso, quero utilizar muito mais os stories (sei que tenho falhado nisso, mas vou tentar eu juro) para compartilhar o meu dia a dia como um mestre e jogador assíduo de RPG de mesa.

Essa mudança veio muito incentivada pela minha namorada Bia do blog Rouxinol Literário, que começou a fazer no começo desse ano. Ela via que eu queria muito falar e me aprofundar mais nas coisas que eu faço e também me conectar melhor com meu público (algo que também tentei fazer ao começar a streamar na Twitch, mas que ainda está engatinhando). Ela falou muito sobre eu fazer um blog para a página e explorar novas possibilidades, a existência disso daqui é graças a ela, então agradeçam a ela!

Outro ponto chave nessa mudança foi eu conhecer o blog The Monsters Know What They’re Doing, feito pelo Keith Ammann, onde ele fala sobre táticas de combate para fichas de monstros da quinta edição de D&D. Eu já conhecia o livro, mas não sabia que ele vinha de um blog de um mestre de RPG. Foi ai que aconteceu a “virada” na minha cabeça e eu me senti ainda mais motivado a fazer a cripta.

Resumidamente, o motivo de eu criar um blog, com um novo nome e com uma identidade nova, é de renovar minha cabeça em relação a criação de conteúdo. Espero que assim me sinta ainda mais motivado a produzir e também que eu alcance mais e mais pessoas. Recomendo você que acabou de chegar a se atentar a toda página e descobrir um pouco mais sobre mim e o que eu produzo.

Agradeço imensamente quem ficou até aqui e a quem veio da página do Instagram. Agora vamos juntos em direção a novas possibilidades e perigos!

Mural de destaques