O Mundo das Sombras, suplemento souls like para Infærnum

,
O Mundo das Sombras, suplemento souls like para Infærnum

Hoje tenho muito orgulho de compartilhar com vocês a minha mais nova criação, O Mundo das Sombras. Ele é um suplemento não oficial que venho trabalhando nos últimos dias para o sistema de RPG Infærnum do Campfire Estudio. Cada vez tenho trabalhado com mais afinco e dedicação em conteúdos homebrew para sistemas de RPG, mas dessa vez acredito ter me superado, tanto na qualidade do material, quanto do design e na divulgação.

Através dessa publicação não quero apenas apresentar a ideia do suplemento, mas também falar um pouco sobre como foi cria-lo. Além disso, pela primeira vez estou utilizando a plataforma Itch.io para fazer a publicação de um conteúdo de RPG de Mesa criado por mim. Já entra na página do FlameReaper na plataforma para me seguir e vamos dar seguimento a publicação!

O último baluarte da humanidade foi destruído por um exército de caídos, dando início ao apocalipse. Porém diferente do que se acreditava segundo a profecia, a terra prometida e os arautos do apocalipse são apenas lendas.

Todos agora vagam em um mundo quebrado e dividido, que se mantém em frangalhos e falsas esperanças de um Monarca consumido pelas sombras.

O Mundo das Sombras é um suplemento fortemente inspirada por jogos como Dark SoulsBloodborne Elden Ring. Ele traz novas regras e modifica regras do sistema e de alguns suplementos, com o propósito de auxiliar na criação de um cenário souls like apocalíptico para ser jogado de forma solo ou cooperativa. 

Conteúdo do suplemento:

  • Uma nova forma de se jogar Infærnum, modificando regras do sistema e trazendo algumas novas para auxíliar você a jogar um souls like apocalíptico.
  • Um mapa pronto que você pode utilizar em suas partidas.    
  • Uma súplica para você começar a jogar O Mundo das Sombras.
  • 4 fichas de personagens prontos.

Este material é publicado sob a sacra licença para conteúdos derivados de Infærnum e não possui vínculo direto com o Campfire Estúdio.

Screenshots do conteúdo do suplemento “O Mundo das Sombras”

Para adquirir os arquivos do suplemento (lembrando que ele é totalmente de graça!), basta clicar no link a seguir: O Mundo das Sombras – Suplemento para Infærnum por FlameReaper

Caso deseje, é possível através da plataforma “comprar” o material, definindo um preço que caiba no seu bolso (lembrando que a moeda da plataforma é o dólar). Você também ajuda bastante dando seu feedback do que achou do suplemento nos comentários e no Itch.io, ou compartilhando essa publicação e o link do suplemento com outras pessoas. Caso queira ver mais formas de ajudar (incluíndo financeiramente), acesse a página “Como apoiar meu trabalho”.

Por fim, antes de irmos para como foi criar o suplemento, queria deixar uma dica para você leitor que viu tudo isso e ficou desejando jogar. Caso queira adquirir o Infærnum para poder jogar, você pode fazer isso de forma gratuita! Basta acessar o linktr.ee do Campfire Estúdio e ir em “Infærnum e Jogo Organizado [GRÁTIS]”.

Bom, agora que você sabe o que é o suplemento e como adquirir, vou contar um pouco de como foi a jornada para a criação dele. Tudo começou durante minha leitura dos suplementos da Edição Apocalíptica do Infærnum. A cada suplemento novo que lia (um mais diferente e sensacional que o outro inclusive) eu ficava pensando em quais eu iria escolher para jogar minhas partidas e como iria fazer isso, e um pensamento que constantemente tomava minha mente era de jogar algo inspirado em Dark Souls e Elden Ring.

Isso surgiu logo quando li o primeiro suplemento que o livro disponibiliza, que é o Almas. Ele por si só já é inspirado por jogos souls like, trazendo uma mecânica onde seu personagem adquire almas ao derrotar Caídos (um dos inimigos padrões do sistema). E essa vontade cresceu mais ainda quando li o suplemento Fendas e o Colossos, que tenho a grande desconfiança que é inspirado em Shadow of the Colossus (que é por sinal um dos meus jogos favoritos de todos os tempos), tanto pela mecânica quanto descrição, mas não consigo afirmar de certeza.

Após ler todos os suplementos do livro eu estava me afogando em diversas ideias de como usar os suplementos para criar o meu “cenário souls like apocalíptico”. Junto disso vinham diversas ideias de como poderia criar meu próprio apocalipse (que o livro constantemente incentiva), não só tematicamente, mas também através de algumas alterações de regras e da famosa profecia descrita no começo do Infærnum. Todo esse fluxo de ideias veio a se tornar a de criar um suplemento para o sistema, que agregace certos suplementos e criasse aquela possibilidade de jogo que estava tanto almejando.

Já fazia um tempo que eu queria jogar o Infærnum, mas eu estava buscando a oportunidade perfeita para levar ele para o evento do Ludo Serra Rio para apresentar para mais pessoas, e essa era a oportunidade que procurava. Próximo ao evento eu organizei todas as ideias que tive em um bloco de notas, relendo os materiais do sistema e organizando o que gostaria de alterar para dar base a minha ideia de “cenário souls like apocalíptico”, o que depois evoluiu um arquivo mais organizando e bem escrito no Notion. Foi esse manuscrito que levei para o evento para jogar com outros jogadores, e gostei bastante do resultado, o que me deu a ideia de incluir a súplica que criamos na hora no suplemento.

Entre a partida que jogamos no evento e a publicação do suplemento hoje, foram muitas horas de revisão, diagramação e mais desenvolvimento de alguns textos. Como criador independente, acaba que você faz grande parte da “mão de obra” para a criação de algo como isso, o que foi bastante trabalhoso, mas me levou a aprimorar diversas habilidades. Uma dessas oportunidades de aprimoramento foi na área de desenho, no qual não tenho muita prática, quando fui fazer os ícones para o mapa que aparece no material que disponibilizei, e no final gostei muito do resultado.

Como disse no começo do texto, pela primeira vez estou usando a plataforma do Itch.io para a publicação do suplemento, totalmente inspirado pelo Fellipe da Silva criador do Melodia Perdida, que também pública suplementos para seu RPG através dele (você pode conferir eles clicando aqui). Gostei bastante de como ficou o site e a página d’O Mundo das Sombras, além de elegante ficou bem informativo e sempre quis algum lugar bom para agregar tudo aquilo que eu produzo de conteúdo de RPG que possui “uma qualidade maior”.

E hoje, depois de mais ou menos 3 semanas de trabalho, pude compartilhar o resultado de todo esse esforço, o que me deixou bastante feliz e com o sentimento de dever cumprido. Por fim, gostaria de deixar aqui alguns agradecimentos. Queria agradecer minha namorada, a Bia, e meus amigos Caio Eduardo e Leonardo Graterol por terem jogado comigo a primeira mesa d’O Mundo das Sombras no Ludo Serra Rio. Ao Caio Romero e o Raul Rinaldi por terem criado o Infærnum e me inspirado de diversas formas através do fim de tudo.

Mural de destaques