Neste Halloween, o FlameReaper lançou uma aventura para Tormenta20 chamada “Nos Campos de Calêndula”. Na publicação de hoje eu vou falar principalmente como você pode adquirir a aventura — que inclusive é totalmente gratuita — e sobre como foi produzi-la.
Essa aventura foi desenvolvida para o Diversão Offline, evento no qual estive como mestre no meio deste ano, e agora ela está editada, diagramada e com novos conteúdos para que vocês consigam mestrar ela com facilidade. Foi bastante trabalhoso e ao mesmo tempo recompensador, espero que gostem.
O que é “Nos Campos de Calêndula”
Um grupo de aventureiros viajando por Nova Terra chega na cidade de Calêndula para descansar por alguns dias. Enquanto passeiam pelos campos de flores laranjas e apreciam o ambiente, eles se deparam com uma elfa e o corpo de um animal morto, cujo o cadáver encontra-se completamente seco e com uma aparência sobrenatural. Ela os informa que não é o primeiro animal que é encontrado nessa condição, e decidem partir juntos para descobrir quem ou o que está causando essas mortes e degradando a natureza da região.
Nos Campos de Calêndula é uma aventura não oficial para o sistema Tormenta20, balanceada para 4 personagens de 3º nível. Os jogadores devem investigar a causa das mortes dos animais da região próxima a cidade de Calêndula, no reino de Nova Terra, e ir atrás da criatura que está fazendo mal para a natureza. Eles terão a ajuda de Alanis Faewarin, uma elfa da floresta druida que está preocupada com o que isso pode ser.
Conteúdo da aventura:
- Uma aventura one-shot completa, com uma introdução cuidadosamente escrita feita para guiar o leitor na melhor forma para jogá-la.
- Dicas e informações para aumentar a aventura, expandi-la para uma campanha ou adaptá-la para diferentes casos.
- Uma ficha de ameaça e dois perigos complexos, criados exclusivamente para a aventura.
- Mais detalhes sobre o cenário do Mundo de Vordel.
Este material faz parte do cenário do Mundo de Vordel, cenário de RPG criado e desenvolvido pelo FlameReaper.
Screenshots do conteúdo da aventura “Nos Campos de Calêndula”
Para adquirir os arquivos da aventura (lembrando que ele é totalmente de graça!), basta clicar no link a seguir: Mundo de Vordel – Nos Campos de Calêndula
Caso deseje, é possível através da plataforma “comprar” o material, definindo um preço que caiba no seu bolso (lembrando que a moeda da plataforma é o dólar). Você também ajuda bastante dando seu feedback do que achou da aventura nos comentários e no Itch.io, ou compartilhando essa publicação e o link da aventura com outras pessoas. Caso queira ver mais formas de ajudar (incluíndo financeiramente), acesse a página “Como apoiar meu trabalho”.
Como foi criar a aventura
Esse ano eu tive uma importante conquista como aficionado por RPG de mesa, que foi ir ao evento Diversão Offline (que já sonhava em ir a anos) não só como parte do público, mas também para mestrar no espaço de RPG do evento. Quando recebi a notícia de que ia para o evento, meu primeiro pensamento foi que eu tinha que levar um material que fizesse jus a grandeza daquilo. Essa aventura que você está prestes a ler é o resultado desse pensamento.
Naquele dia, comecei a buscar na minha cabeça todas as possibilidades de coisas que eu poderia fazer, mas eu tinha uma questão que limitava minhas possibilidades: a aventura não poderia estourar o tempo de duas horas e meia. Eu já mestrei em alguns eventos e estou acostumado com limitações e outras questões, mas normalmente possuía um tempo maior que me dava uma maior liberdade para explorar temáticas diversas. Agora eu tinha que fazer algo de qualidade superior a tudo que tinha feito até ali, e em um menor tempo.
Eu gosto de um bom desafio autoimposto. Reuni minhas ideias quanto a qual sistema utilizar, repassei todas as aventuras one-shot que mestrei em diferentes ocasiões e busquei ideias novas e antigas para me inspirar para o que iria fazer. Foi quando minha mente teve um estalo e uma ideia se iluminou na minha cabeça, uma que já estava guardada fazia um bom tempo e que parecia óbvia depois que lembrei dela.
Antes de falar sobre a ideia (apesar de você estar lendo o material que contém ela), tenho que contextualizar como ela surgiu. Faz mais de um ano minha namorada me mandou diversas mensagens em uma manhã sobre o pesadelo que ela teve na noite passada. Na época estávamos em uma mesa de Tormenta20, ela estava jogando de druida e extremamente apegada a personagem. Nesse pesadelo, nosso grupo de aventureiros era atacado por uma criatura morta-viva envolta em sombras que sugava a essência de animais e se transformava neles, representando um grande perigo para sua personagem, que foi morta por ele.
Como um ótimo namorado que sou, a primeira coisa que pensei foi como eu poderia utilizar o pesadelo em uma aventura para usar contra ela — muahahahaha. Em segredo, comecei a salvar todas as mensagens para utilizar de ideia para o que queria, construindo algo no cenário do Mundo de Vordel. Eu comecei a escrever logo quando ela terminou de me contar, mas a ideia ficou guardada um bom tempo na gaveta. Até que, como descrevi antes, surgiu a oportunidade de estar na DOFF como mestre.
Essa aventura que você tem em mãos é o resultado de tudo isso, do meu esforço em levar algo interessante para o evento e em personificar os elementos de um pesadelo sinistro. Eu tive a oportunidade de mestrar essa aventura duas vezes em outros eventos posteriores a DOFF, além de revisar seu conteúdo diversas vezes antes e depois do evento e até essa publicação. Agora ela está diagramada, editada e pronta para ser entregue para o público se aventurar em suas páginas.







Deixe um comentário