Você já se perguntou o que pode levar um Dragão Ancião a decadência? Foi o que me perguntei lá em 2022 quando fui mestrar uma aventura especial para meus amigos no meu aniversário, que nomeei mais tarde de “O Terror da Floresta dos Serpes”. No último Ludo Serra Rio de 2023 eu decidi reviver a aventura, revisando e melhorando alguns detalhes para levar ela em sua melhor forma. Tudo deu certo e ela foi um sucesso, inclusive postei no instagram um vídeo mostrando ela que você pode conferir aqui Aventura “O Terror na Floresta dos Serpes” no Ludo Serra Dezembro 2023.
Ao final da aventura os jogadores enfrentam um Dragão Decadente, um ser dracônico afetado por uma maldição conhecida como Decadência. Lá em 2022 eu não tinha uma miniatura a altura desse encontro, até que a STLFLIX lançou em sua plataforma um Dragão Lich que casa perfeitamente com minha ideia. Com a ajuda da ImpGeek, que fez a impressão da miniatura, e da Mini Project, que deu vida a ela com sua incrível pintura, eu finalmente tive em mãos o que imaginei quando criei a aventura.
Recomendo muito o trabalho dos dois, eles fazem ser possível as minhas maluquices ganharem vida. Caso queira adquirir essa miniatura, basta entrar em contato com a ImpGeek via o direct do Instagram. E de mesma forma, caso esteja interessando em pintar suas miniaturas, basta falar com a Carol do Mini Project, ela sabe exatamente como trazer a vida miniaturas como essa através da pintura.
Agora, eu venho a vocês com a ficha dessa criatura espetacular para utilizarem em suas mesas.
Processo de criação
Dragões sempre foram minhas crituras favoritas dentro de cenários de fantasia. Sempre gostei da ideia deles como seres lendários, mas mais do que isso eu adorava ver a decadência delas. Não tem nada mais assustador do que os restos mortais de um ser como esse. Isso ficou muito marcado em mim quando eu joguei Dark Souls pela primeira vez, pois logo no começo do jogo a gente se depara com um mundo quebrado, mas um dragão imponente cruza nosso caminho trazendo consigo uma ameaça clássica de fantasia medieval. Porém, essa imagem de imponência e distância é logo quebrada quando vemos que um desses dragões tiveram o mesmo destino de muitos naquele lugar.
Eu adoro o design dos Undead Dragons, e o conceito do Undead Curse é perfeito para demonstrar a derrocada de algo grandioso, ainda mais quando apresentado desta forma. Inspirado por esses elementos, tive a ideia de fazer um monstro que demonstrasse a queda desses seres magníficos. A primeira etapa foi imaginar o que faria um dragão se tornar uma aberração decadente, que despertasse ao mesmo tempo medo e um sentimento de horror misturado com um pouco de pena, e nada melhor para isso do que uma maldição.
Com tudo isso em mente, eu criei a Decadência como o contra ponto aos Dragões. Uma maldição que afeta apenas seres dracônicos e que não tem cura, levando esses seres a um estado de vazio existencial tremendo, não importando o quão forte ele possa ser. Mas eu precisava de mais, precisava ir além das palavras bonitas e criar a personificação desse estado. Tudo isso que falei veio durante meus momentos de escrita e planejamento da aventura que citei no começo dessa postagem, e agora eu tinha o pano de fundo algo do cenário e precisava pensar no que eles ia enfrentar.
Desde o começo do planejamento da minha aventura de aniversário eu já sabia que queria que meus jogadores estivessem em um reino no continente do meu cenário que é dominado por seres dracônicos. Foi a partir disso que tudo que disse antes foi surgindo na minha cabeça, já que sou muito fã de histórias de fantasia com um tom mais sombrio. Outro ponto é que eles iriam enfrentar algum perigo no interior de uma floresta conhecida por ser tomada por serpes, mas não queria que eles enfrentassem um. Queria algo mais grandioso e que fosse um perigo de verdade.
Então sem exitar mais, eu decidi começar a criar a ficha de um dragão tomada por essa maldição. Já que eu queria demonstrar a força dela e algo sombrio, então decidi jogar o mais alto que podia para aquela aventura e coloquei eles para enfrentarem um dragão que encontrou sua decadência. Como o que me inspirou foi justamente um dragão, nada mais justo nesse momento de que a personificação de tudo que eu tinha pensado, viesse na forma de uma ameaça poderosa como ele, dando vida a minha visão desse terror em forma de monstro.
Conhecendo a ameaça

Dragões são criaturas mágicas de extremo poder, mas até mesmo para eles a morte chega em algum momento. Tomados pela maldição da Decadência, essa criatura é apenas uma lembrança tenebrosa do que já foi um dia, o couro de suas asas rasgados e impossibilitados de alçar voo mais uma vez, as suas escamas já não demonstram a resistência que possuíam em vida, deixando sua carne podre e seu crânio expostos em uma visão melancólica. Mesmo assim, eles ainda são bastante poderosos e difíceis de serem derrotados, sendo um desafio até mesmo para aventureiros experientes que desbravam o antigo covil dessa besta caída.
O Dragão Decadente é perfeito para cenários de Fantasia Sombria (por todos os motivos que falei anteriormente). Utilize ele para demonstrar que até mesmo os seres mais poderosos podem encontrar um fim terrível. Enquanto os personagens enfrentarem ele, faça questão de em suas narrações de ataque, de como ele se move, sempre deixar claro como tudo parece um esforço enorme para o dragão, como seus ossos e carne são podres, e mesmo assim ele ainda se demonstra um ser poderoso. Isso tem o objetivo daquilo que disse anteriormente, de que a visão dos jogadores sobre ele seja ao mesmo tempo de terror, horror e pena. O mistério em torno da sua maldição também é uma ótima área a ser explorada.
Aproveite-se das ruínas que ele vive e de sua Presença Aterradora para encurralar os jogadores sob seu sopro. Apesar de poderoso, ele não possui uma mobilidade grande, já que é uma criatura enorme, mas não possui mais a capacidade de voar. Ele avança para cima dos seus inimigos com o único objetivo de proteger seu território, uma lembrança do objetivo que já teve em vida. Ele deve constantemente demonstrar uma imponência quebrada, mas ainda assustadora. Lembre-se, se ele enfrentar criaturas dracônicas, ele irá focar nelas com o único objetivo de perpetuar a maldição.
Passado essa parte mais comportamental, vamos falar de algumas estratégias que você pode utilizar. Distribua seus golpes entre aqueles que ele enfrenta, mas foque a mordida na maior ameaça entre seus inimigos. Ele sempre vai tentar que seu sopro afete o maior número de criaturas. Para ambos os casos, a ação lendária Olhar Paralisante deve ser utilizada naqueles que tem mais chance de escaparem de seus golpes, e ao mesmo tempo demonstram-se os mais assustados.
Sistema: Dungeons and Dragons 5e
Tipo: Morto-Vivo
Ambiente: Ruínas do covil de um dragão

Abaixo você vai encontrar a ficha do Dragão Decadente. Nela estão todos os detalhes sobre suas habilidades e poderes. Caso encontre algum erro, você pode relatar para mim através dos comentários ou ná página de contato.



Deixe um comentário